sexta-feira, 10 de julho de 2020

Mashrou' Leila, um projecto de uma noite

O Líbano, país que tem fronteiras terrestres apenas com Israel e a Síria, mantêm-se apesar de tudo como uma espécie de oásis religioso na zona, sendo a sua população continuída por cerca de 50% de muçulmanos e 40% de cristãos, sendo os restantes 10% divididos essencialmente por judeus, hindus e budistas.


Apesar de alguma relativa diversidade religiosa, é neste contexto que os Mashrou' Leila surgem em 2009 como uma banda de fusão entre música libanesa e rock disposta a criar celeuma ao lado mais conservador da sociedade, não apenas pelo seu vocalista, Hamed Sinno, assumir uma orientação sexual inaceitável para as lides religiosas como por satirizar uma cidade que aparenta ser o que não é.
Há um peço a pagar por essa atitude e ainda o ano passado, em 2019, viram a sua participação no The Byblos festival ser cancelada para evitar um eventual banho de sangue, que se adivinhava após várias ameaças de morte aos membros da banda.
Claro que nada disso interessa quando falamos de música e os Mashrou' Leilas são isso mesmo, um grupo de músicos talentosos e competentes desde que se formaram, após se conhecerem em 2008 num workshop de música na Universidade Americana de Beirute.
O nome Mashrou 'Leila pode ser interpretado como "Programa para uma noite" ou "O Projecto de Leila", sendo que Leila é um nome muito comum no Líbano.e numa entrevista sobre a origem do nome, os membros da banda que a banda começou como uma angariação de dinheiro para uma prostituta conhecida chamada Leila. Apenas mais uma provocação.


Além do vocalista e escritor Sinno, a banda inclui ainda Firas Abou Fakher (guitarra e teclado), Carl Gerges (bateria) e Haig Papazian (violino). Ao vivo são acompanhados no palco pelo baixista Ibrahim Badr. O som é uma mistura explosiva de swing jazz, rock indie e pop barroco e a voz hipnótica e poderosa de Sinno é a grande marca da sua música.
Até ao momento 

discografia até ao momento:


Mashrou' Leila (2009)
El Hal Romancy (2011)
Raasük (2013) Ibn El Leil (2015)
Ibn El Leil, De Luxe Edition (2017)
The Beirut School (2019)

site oficial
facebook 

Sem comentários:

Enviar um comentário