quinta-feira, 7 de maio de 2020

Romica Puceanu, o Amor perdido duma cigana

Romica Puceanu, que se lê Romika Puchanu foi uma cantora cigana romena e intérprete de música urbana cigana da Romênia. Nasceu em 1926 e partiu do terceiro planeta a contar do Sol em 1996, devido a um acidente de viação. A sua voz permitiu-lhe começar a cantar profissionalmente aos 14 anos de idade, o que fez durante todo o resto da sua vida.


Ganhou bastante notoriedade como cantora e foi sempre muito admirada por aqueles que a conheciam enquanto artista, mas ainda assim nunca foi reconhecida pelo próprio país. A política estatal romena em vigor durante a maior parte dos anos em que Romica esteve ativa, dificultou a exportação da música romena, especialmente dos ciganos, para o exterior. 
Ainda assim, nas décadas de 1960 e 1970, graças à sua voz requintada e de grande profundidade, foi a mais famosa cantora Lăutari, uma forma de música cigana romena em fusão com alguma música turca.

A sua vida ficou marcada ainda por uma relação amorosa infeliz, num casamento com o acordeonista Bebe Şerban, o que a levou a ter alguns problemas com a bebida, o que por sua vez acabou por afetar  sua voz nos últimos anos da sua carreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário