quarta-feira, 24 de junho de 2020

Tinariwen, trocar a arma pela guitarra

Os Tinariwen são uma espécie de Rolling Stones do Norte de África, tanto na longevidade como na honestidade da música que fazem. São os pais dos blues do deserto e das suas guitarras eléctricas hipnotizantes. A sua História é, no antento, muito mais sofrida.

Formaram-se no longínquo ano de 1979 na Argélia, mais concretamente em Tamanrasset, porque era aí que estava um Campo de Refugiados onde vivia  Ibrahim Ag Alhabib, cuja vida pessoal se confunde com a própria banda.


A sua vida foi profundamente marcada pela morte do seu pai, quando tinha apenas quatros de idade, assassinado à sua frente durante a Revolução Tuaregue dos anos 1962 a 1964, um movimento que cresceu no Mali pouco depois de ter conseguido a sua independência da França e visava essencialmente a recuperação das terras para a população tuareg que tinha ficado de fora da Reforma Agrária do primeiro governo do Mali.

Se o primeiro instrumento musical de Ibrahim foi uma guitarra feita com uma lata, um pedaço de madeira e um cabo de travão de bicicleta, a segunda foi uma guitarra a sério que um desconhecido lhe oferecer no campo de refugiados de Tamanrasset e a terceira foi uma arma, já que todos eles acabaram por fazer parte dos Exércitos formados por Kadafi nos anos 80 para defender os interesses territoriais da Líbia naquela zona do continente africano.

O treino militar que aí tiveram ainda serviu para fazerem parte de uma nova guerrilha no Mali em 1989 e 1990, algo que terminou um ano depois com um acordo de paz alcançado em 1991



Os Tinariwen começaram por divulgar a sua música em cassetes analógicas que eram distribuídas um pouco por todo o norte de África, gratuitamente e apenas com a intenção de dar a conhecer os anseios e problemas do povo tuareg, mas a sua internacionalização deu-se apenas em 1998 com a participação de alguns festivais de música africanos e europeus.

Eu conheci-os apenas em 2004 e nunca mais deixei de os ouvir.

discografia até ao momento:

2001 - The Radio Tisdas Sessions
2004 - Amassakoul
2007 - Aman Iman: Water is Life
2009 - Imidiwan: Companions
2011 - Tassili 32014 - Emmaar
2017 - Elwan
2019 - Amajdar



Sem comentários:

Enviar um comentário