quarta-feira, 1 de julho de 2020

Souad Massi, sons em fuga

Souad Massi, nascida em 23 de agosto de 1972, é essencialmente uma guitarrista argelina de etnia berbere. Começou a sua carreira nos Atakor (um vulcão na Argélia), uma banda de rock politizada, o que a levou a ser alvo de várias ameaças de morte pela Argélia mais fundamentalista e a fugir para Paris.



Em 1999, depois de tocar no festival Femmes d'Algerie precisamente em Paris, assinou um contrato de gravação com a Island Records que lhe permitiu lançar o seu primeiro disco em 2001 (primeiramente para a britânica Wrasse Records), Raoui. Desde esse disco, e já lá vão seis de estúdio mais um ao vivo, que a sua música é predominantemente uma fusão entre vários estilos ocidentais (como rock, blues ou até o nosso fado) e a as suas origens naturais árabe e africana, o que a leva a incluir também o oud no seu trabalho.

Consequentemente canta em várias línguas, às vezes saltando de idioma no mesmo tema. A saber:
árabe clássico, árabe argelino, francês, inglês e kabyle (idioma berbere).


A sua ligação à música mais política deve-se ao facto de ter nascido numa família pobre com mais cinco irmãos, crescendo no bairro Bab El Oued (um bairro de trabalhadores), em Argel, onde começou a tocar e cantar por pressão de um dos seus irmãos.

Se é verdade que estamos a falar da música duma fugitiva, é mais verdade que Souad se tornou menos politizada e mais intimista e pessoal depois da sua fuga, abrangendo essencialmente reflexões sobre amor e perda, através de sons tão dolorosos quanto belos. A sua voz única não é um pormenor na sua capacidade para harmonizar o que por princípio seria uma mistura exagerada de estilos musicais e o resultado é uma carreira ainda em expansão pelo mundo.

discografia até ao momento:

2001: Raoui

2003: Deb
2005: Mesk Elil
2007: Live acoustique
2010: Ô Houria
2015: El Mutakallimun
2019: Oumniya



Sem comentários:

Enviar um comentário